EstudantesTF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
EstudantesTF

Fórum para estudantes de Terapia da Fala


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Competência e Performance

+2
Luis Feteira
Marta Coelho
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Competência e Performance Empty Competência e Performance Seg Nov 08, 2010 9:41 pm

Marta Coelho



Olá a todos. Segundo o que percebi este forum serve também para o esclarecimento de dúvidas, e assim agradecia que alguém me explicasse o que é competência e o que é performance. É que quando começo a criar uma definição mental esta é sempre "destruida" nas trocas de ideias com as colegas e nas várias pesquisas...


Marta Coelho, 1º ano

2Competência e Performance Empty Re: Competência e Performance Seg Nov 08, 2010 10:19 pm

Luis Feteira

Luis Feteira

Competência-» é a capacidade que um indivíduo possui para compreender e produzir correctamente os símbolos que representam determinada realidade/conceito. Um indivíduo com competência linguística, dominará todo um conjunto de códigos que lhe permitirão quer compreender a mensagem quer transmiti-la.

Performance ou realização-» é a forma como o indivíduo consegue “mostrar” a sua competência linguística. À partida, se uma mensagem foi transmitida com sucesso, poderemos afirmar que o emissor teve uma boa performance/realização linguística.

3Competência e Performance Empty Re: Competência e Performance Seg Nov 08, 2010 11:28 pm

Marta Afonso

Marta Afonso

Por algum motivo, depois da aula de linguística de hoje, discordo do que foi dito xD

Pelo que a Jaqueline disse o facto de descodificares uma mensagem é competência e o facto de codificares uma mensagem é performance. Claro que aquelas aulas são meio confusas silent

E a secção de dúvidas é aqui.

4Competência e Performance Empty Re: Competência e Performance Ter Nov 09, 2010 1:42 am

Filipe Vicente

Filipe Vicente

Marta Afonso - Estás a pensar mal, não te esqueças que tanto o emissor como o receptor podem ser competentes (possuir competência).

O Luis definiu bem, competência é a capacidade que tens para codificar uma mensagem, para a construires mentalmente, a performance (desempenho), tal como o nome indica, é a capacidade que tens de produzir a mensagem que codificaste... Se o receptor conseguir descodificá-la é porque foste competente a transmitir e ele a receber, se não conseguir é por um de vós é incompente, ou os dois, ou seja, ou foste incompetente a codificar ou o receptor foi incompetente a descodificar.

Competência - capacidade para organizares mentalmente a tua mensagem

Performance - acto de transmitir essa mensagem (seja bem ou mal)

5Competência e Performance Empty Re: Competência e Performance Ter Nov 09, 2010 5:02 am

Luis Feteira

Luis Feteira

Pelo que a Jaqueline disse o facto de descodificares uma mensagem é competência e o facto de codificares uma mensagem é performance. Claro que aquelas aulas são meio confusas silent

Performance e competência são dois termos que se podem considerar ambíguos, no entanto se a Prof. Jaqueline disse isso quem sou eu pra "achar" o contrário... se bem que ela me ensinou assim (da forma que expliquei em cima) e disso não tenho duvidas... penso que o melhor que podes fazer é perguntar-lhe directamente(com definições formuladas por ti) que com certeza ela irá responder-te.

6Competência e Performance Empty Re: Competência e Performance Qua Nov 10, 2010 8:07 pm

InêsSSilva

InêsSSilva

Marta, acho que isso foi a forma de ela te explicar de uma forma mais directa, mas que acabou por confundir algumas pessoas.
O que eu percebi, e que até estava nos powerpoints (e mesmo se pesquisares na net), é exactamente o que o Luís disse Wink

7Competência e Performance Empty "Ele está afásico mas não está parvo!" Sex Fev 25, 2011 12:46 am

marianamonteiro



Filipe, onde é que eu já ouvi isso? é um génio sim senhor, e tu para lá caminhas! não desfazendo os queridos terapeutas que aqui partilham tão esmeradas definições (Marta, estás mais esclarecida? olha que eles percebem da coisa!). Aproveito para desejar um bom estágio para o 3º ano, folgo para o 1º e coragem para o 2º (MOF MOF MOF)!! beijinhos e gosto da iniciativa Smile

Mariana Monteiro

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos