EstudantesTF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
EstudantesTF

Fórum para estudantes de Terapia da Fala


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Workshop de Didgeridoo para Terapeutas da Fala

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

AnaCLopes

AnaCLopes
Admin

O Didgeridoo é um instrumento de sopro utilizado pelos aborigenes australianos há milhares de anos e que é feito tradiconalmente de um tronco de eucalipto roído pelas térmitas. Para tocar didgeridoo utilizamos o nosso sistema diafragma-laringe-cordas vocais-maxilar-língua-bochechas-lábios. Cada movimento destes órgãos produz um som específico e para aprender a tocar didgeridoo é importante aprender a trabalhar cada um deles.

Praticar Didgeridoo aumenta a amplitude respiratória e a capacidade da respiração, além disso, em algumas patologias, também auxilia significativamente o tratamento de doenças respiratórias. Pode ajudar também aqueles que desejam aprender novas técnicas de respiração, retenção de ar, controle do diafragma bem como os outros órgãos e músculos que auxiliam na respiração.

Para os interessados e/ou curiosos pelas potenciais vantagens terapêuticas do Didgeridoo, vimos por este meio divulgar a disponibilidade do professor Rodrigo Viterbo para dar um Workshop de 4 sessões no espaço do Voz e Nós no Porto.

Assim, para já as datas previstas são:
6 de Outubro (5ª feira)
8 de Outubro(sábado)
13 de Outubro (5ª feira)
15 de Outubro (sábado)

Nota: Caso se reuna um grupo significativo de interessados, podem ser propostas novas datas.

Temas a abordar durante o workshop:

- Introdução ao instrumento;

- Sensibilização sobre mecanismos fisiológicos envolvidos na musicalidade do Didgeridoo;

- Exploração da componente respiratória, fonatória e articulatória envolvidos na produção de diversos sons;

- Produção de nota fundamental, modelação de harmónicos, vocalizos e notas tipo trompete;

- Introdução à respiração circular;

- Musicalidade e integração dos diferentes sons em composição.

As aulas são efectuadas em grupo de discussão, têm a duração de 1h30. Não é necessário possuir conhecimentos musicais nem ter Didgeridoo próprio, pois este é disponibilizado durante a própria sessão. O preço do workshop é 40€ e tem direito a certificado de participação.

As aulas são monitorizadas pelo professor Rodrigo Viterbo.

Currículo abreviado do professor: RodrigoViterbo, músico e estudioso do Didgeridoo desde 2001, teve formação com osmelhores músicos a nível mundial e com mestres aborígenes australianos, nomeadamentecom Djalu Gurruwiwi. Foi adoptado por Balpatji Gurruwiwi. Tem construídoDidgeridoos de diversos materiais e dinamizado workshops de execução econstrução de Didgeridoo por todo o país e também Inglaterra, Grécia, Alemanhae Espanha. Fez parte da fundação da Associação Portuguesa de Didgeridoo e daFértil - Associação cultural e toca em vários projectos que vão da electrónicaao formato acústico, da música de dança à meditativa. No fim do showcase haveráuma explicação das técnicas utilizadas para tocar Didgeridoo e um momento dedivulgação das aulas de Didgeridoo no Voz e Nós.

Saiba mais em:

http://www.myspace.com/didgetc

http://www.didgetc.com/ao-vivo/rodrigo-viterbo

http://www.vozenos.pt/

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos